29 de agosto de 2013

A Missão de Bezerra de Menezes destacada por Ismael em: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.



Ismael reúne seus dedicados companheiros no espaço e adverte sobre o século do consolador, o aumento da dor, as transições, período de grande amargura para a purificação espiritual; Ismael dirige-se a um fiel discípulo e fala-lhes ao coração: “Descerás as lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do cruzeiro [...] arregimentarás todos os elementos dispersos [...] com o fim de criar o nosso núcleo de atividades espirituais [...] a luta vai ser grande, o discípulo escolhido não pudera responder [...] Daí a algum tempo, renasce no dia  29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no estado do Ceará”.

Estrela Reluzente! - Homenagem a Dr. Bezerra de Menezes.


Homenagem a Bezerra de Menezes.

Nota – Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti foi eminente médico cearense que residiu longos anos no Rio de Janeiro, tendo se destacado na vida política e intelectual da Corte, onde exerceu elevadas funções públicas. Convertendo-se ao espiritismo, tornou-se verdadeiro apóstolo da doutrina. Dedicou-se à assistência social de tal maneira, que passaram a chamá-lo de Médico dos Pobres. Por suas atividades na divulgação e prática da doutrina, foi cognominado de Kardec brasileiro.
Tendo nascido a 29 de agosto de 1831, as instituições espíritas de todo o país costumam prestar-lhe homenagens no correr do referido mês. Na sua bibliografia figura um volume de relevante importância médica, intitulado A loucura sob novo prisma

26 de agosto de 2013

Comportamento e Espiritualidade.


As exigências e a competitividade do mundo moderno colaboram para desestruturar o psiquismo de muitos. Na ausência de um melhor desempenho emocional, as criaturas enveredam pelos descaminhos da vida, imprimem desarmonias na tela consciencial e fabricam desordens complexas de natureza neurótica. Em decorrência surgem os estados melancólicos e apáticos. Na atual conjuntura são tantos os portadores de reações depressivas desiludidos com a vida e descrentes de tudo, que as instituições hospitalares especializadas, se tivessem de albergá-los, não os comportariam, tamanha a quantidade de enfermos.
A simplicidade de coração no socorro despretensioso é o comportamento ideal de quem se esmera na disseminação da compassividade, pela excelência dos resultados alcançados. A pessoa amadurecida não despreza as oportunidades de servir, pois, em certas circunstâncias, um abraço fraternal, um gesto de solidariedade, uma palavra de conforto, um convite à esperança podem ser considerados atitudes heroicas e suficientes para salvar uma vida, demovendo do aflito a ideia de inutilidade e até mesmo de suicídio. 

 
É ponto pacífico que no mundo de hoje, palco de intensas transformações psicossociais, cada vez é mais reduzido o espaço ocupado pelo egocêntrico. A hora é daqueles que trazem no coração o germe do desapego às coisas efêmeras. Os estudiosos do comportamento humano referenciam uma nova categoria de indivíduos plenamente ajustados às necessidades do momento. São eles os magnânimos, os dispensadores de alegrias, criaturas que superaram as suas deficiências e optaram por uma participação saudável na escola do bem viver. Constitui respeitável contingente de cidadãos qualificados por seus dotes afetivos. São aqueles que aprenderam a compartilhar e a conviver em harmonia com a família, com os colegas de trabalho e com os demais integrantes da sociedade terrena. 

Por: Dr. Vitor Ronaldo Costa.

Encontro da Família Longaense! -Grande e Marcante Momento!


19 de agosto de 2013

TRIBUTO A UMA MULHER DE FÉ: Walmira Campos Saraiva Costa. Homenagem ao dia de hoje, o seu aniversário!


                                   Maryneves Saraiva de Arêa Leão Costa
(Maryneves Saraiva de Arêa Leão Costa
Historiadora, Professora da UFPI,
Acadêmica da ALLCHE, Formação em Biopsicologia e
(Facilitadora da Oficina Corpo Mente e Emoção.)

Da pequenina Cidade que compõe a região norte do Estado do Piauí, Cidade que se destacou no tempo pelas vastas fazendas de gado, sendo que um dos proprietários em 1838 mandou construir uma Capela dedicada a Nossa Senhora dos Humildes, falo de Alto-Longá, também conhecida como a terra do rio longa, rio gameleira, dos canudos, do Frei Pedro, do Canabrava, do mulato e da campeira, a 80 km da Capital. Terra berço de Walmira Humildes Campos Saraiva. A minha proposta neste artigo, é articular fragmentos da sua vida e tentar fazer uma conexão com uma postura de fé. 
Falo neste artigo de Walmira Humildes Campos Saraiva, filha do comerciante e também homem público, Cantídio Saraiva de Siqueira e Maria Humildes Campos Saraiva, ela, nascida em 19 de agosto de 1930 na Cidade de Alto-Longá, a época Distrito Judiciário da Comarca de Altos – Piauí. Do seu registro de nascimento colhia as seguintes informações:  registrada, por João Batista Loureiro, Oficial do Registro Civil da referida  Cidade, registrada por seu Pai, o  Coronel Cantídio Saraiva de Siqueira, acompanhado das testemunhas Antonio da Mata Oliveira e Lucio Pereira Sena. Seus avós paternos Capitão Silvestre Saraiva de Siqueira e Raimunda Rosa da Silva, da linhagem materna, Capitão Raimundo Campos de Moraes Condurú, e Jovina de Moraes Campos.
Dos fatos que mais marcaram sua vida podemos destacar em 1938 o falecimento  do seu pai quando ainda muito criança, e que tanta falta lhe fez. Cresceu acompanhada do carinho e orientação segura de sua mãe, carinhosamente conhecida na cidade como Marica Saraiva.  Dos desafios a serem enfrentados, como continuar os seus estudos? Como mãe abnegada, Marica Saraiva busca a Capital do Estado, Teresina,  o Colégio da Irmãs e o apoio dos tios, dentre eles: Maria Guadalupe e Abdoral. Neste convívio surgiram o fortalecimento dos vínculos familiares da menina jovem com as primas Marlene, Tereza, Lurdinha, Antonio Carlos, Auridéia, José Moacir e Nailda.  A menina cresce e com ela o desejo de ascender intelectualmente e profissionalmente. Das suas anotações retirei pérolas espirituais quando ainda estava com 16 anos, pois os registros são de 1946, a época estudante do Ginásio Sagrado Coração de Jesus 4ª série. Vejamos o que encontrei: orações contidas em  sua caderneta escolar, dentre elas: Oração ao Anjo da Guarda: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade Divina, sempre me rege e me guarde, governa e ilumina. Amém.” Oração ao Espírito Santo: “Ó Espirito Santo, espírito de Amor e de Verdade, autor da santificação das nossas almas, eu vós adoro como princípio de minha felicidade eterna...”, À Santa Teresinha do menino Jesus: Ó Santa Teresinha do Menino Jesus, branca e mimosa flor de Jesus e Maria que embalsamastes o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfeume... “Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do Céu...”
Ainda deste precioso documento  encontrei o registro do poema ‘Orgulhosa’ de Gonçalves Dias. Cresci escutando os seus versos através de sua voz firme. E relembro trechos: “Deixa-te disso criança, deixa de orgulho e sossega, olha que o mundo é um oceano onde o acaso navega, hoje sustentas nas salas as tuas pomposas galas, os teus brasões de rainha, amanhã talvez quem sabe, esse teu orgulho se acabe, seja-te a sorte mesquinha...”
Possuía como metodologia de aprendizagem própria um convívio muito direto com o dicionário. Encontrei em suas anotações palavras e palavras, e seus respectivos significados. Aqui faço alguns registros do que encontrei: “Solícito: cuidadoso, ativo, inquieto e delicado. Eloqüência: a arte de bem falar. Relíquias: antiguidade. Dadivoso: amigo de dar. Avante: triunfante jubiloso. Impávido: destemido, que não tem pavor. Dentre tantas outras.
 Da  sua juventude em Teresina é comum os depoimentos destacando sua beleza, bondade, talento, dedicação, amizade e fé.  Ainda hoje escuto narrativas dos que a conheceram na sua fase juvenil, adulta e na  madureza.
Da juventude no colégio das Irmãs, o convívio da família de Maria Guadalupe e Abdoral, e filhos, com os tios Siqueira e Cynobilina Sampaio Siqueira, os pais de Aldenora e Floriza. A residência de Siqueira e Cynobilina marcam registros de acolhimento, amizade, respeito e admiração das partes. Moravam a Rua Coelho Rodrigues Nº 1203 no centro da Cidade em frente ao antigo palácio dos móveis, hoje, Pintos Magazine. Referencia de apoio e hospedagem a Walmira, Esposo e filhos quando ainda não possuíam residência fixa na Capital.
Quando em 02 de fevereiro de 1966 faleceu em Teresina a Senhora Cynobilina Sampaio de Siqueira, Walmira encaminhou uma mensagem que encontrei nas suas anotações de profundo afeto e gratidão referenciando Cynobilina ela assim narra: “Desde cedo me acostumei, a ter-lhe respeito, admiração e estima... Toda a sua vida de esposa e mãe foi um exemplo vivo de dedicação e desvelo. O lar constituía o centro de sua vida, pois nele estava o seu grande tesouro: o esposo e as suas duas filhas, a quem soube proporcionar um ambiente sempre sadio e agradável...”. Falava ela das virtudes de Cynobilina.
Seguindo por esse mesmo caminho Walmira também foi um exemplo vivo de esposa dedicada, mãe desvelada, funcionaria pública com um empenho inigualável, mulher pública com um jeito próprio de administrar combinada energia com a amorosidade, dedicada a vida religiosa de prática Católica, porém aberta ao diálogo com religiosos de todas as denominações, fundadora com um grupo de senhora da congregação da Doutrina Social Cristã de Nossa Senhora dos Humildes, compositora do Hino da Congregação, do Hino de Nossa Senhora dos Humildes, de canções dedicadas a Maria, a mãe de Jesus.
Mulher pública anfitriã dos pequenos, grandes eventos da cidade, dentre tantos destacamos a recepção ao Acerbisbo Dom Avelar Brandão Vilela, e toda a sua comitiva recepcionados em sua residência. Para o Evento compôs canções que foram cantadas por um coro de crianças saudando o Acerbisbo. A visita a cidade era em uma data festiva e marcante para o município, pois daquela data surgia o ginásio da CENEC Ginásio Rodrigues de Alencar, solicitação feita por uma jovem, cujo discurso foi elaborado pela senhora Walmira Saraiva, pronunciado por uma jovem da cidade, acolhido prontamente pelo Acerbisbo Dom Avelar. Segue trechos da canção dedicada à visita de Dom Avelar: “Dom Avelar bondoso guia, da Santa Igreja sois bom pastor...”.
Da congregação da Doutrina Social Cristã, fundadora e integrante até os últimos dias de sua existência na terra com o grupo de mulheres conterrâneas que aqui destacamos: Walmira Campos, Maria dos Humildes, Francisca Rosa, Consuelo Ibiapina, Iva Costa, Araci Oliveira, Dora Cabral, Lucilia Arêa Leão, Chaga Duarte, Adalgisa Campos, Osima Bacelar, Sônia Oliveira, Augusta Melquides, Nazaré Pereira, dentre tantas outras. O trabalho continua.
Na cidade a sua memória de mulher, de mãe e de cidadã, tem registros na vida da cidade, são inúmeros os afilhados, os compadres, comadres, amigos, os familiares, que lembram com muito carinho e gratidão o significado desta mulher de fé para a vida da sua família, dos familiares, dos amigos e da cidade.   
Uma vida vivida de forma autêntica deve ser sempre lembrada para que gerações futuras possam qualificá-la, valorizá-la, reconhecê-la e agradecer aos que se empenharam em dar o melhor de si para o bem coletivo.
É comum ouvir que somos seres substituíveis, o que em parte concordo, porém na História da humanidade, ninguém ainda conseguiu substituir Cristo, Ghandi, Madre Tereza, Irmã Dulce, Chico Xavier, exemplos de homens e mulheres que transcenderam à sua época, ao seu tempo. Exemplos de pessoas que tiveram uma existência autêntica e marcante.

Em particular, guardo com muito carinho e gratidão as suas palavras e orientações seguras marcadas pela fé e a confiança em Deus, no valor da amizade sincera, da união, do respeito, do reconhecimento, do valor do outro e o profundo espírito de solidariedade humana que a comunidade Longaense é testemunha.

 No depoimento de uma de suas netas Ticiana Arêa Leão diz “A minha avó Walmira foi e é um grande referencial para mim, sinto um verdadeiro marco quando da sua partida para o plano espiritual, nossa família sentiu e sente até hoje a sua ausência, ainda que seus ensinamentos sejam vivenciados, a sua ausência entre nós é sentida e dolorida, ela tinha como ninguém a capacidade de convergir os filhos, de amparar e alegrar os netos, de unir os familiares, de acalentar um necessitado e de sutilmente nos mostrar o caminho certo e nos manter firmes e unidos. Rogo a Deus que seus ensinamentos sejam sempre presentes e nos mantenham no caminho da fé e da união.

Todo carinho, amizade, dedicação, amor incondicional a família e ao próximo, dedicação desvelada aos festejos de Nossa Senhora dos Humildes e a noite dos Vaqueiros, por sua sensibilidade e lições de vida a nossa eterna gratidão.

           

Uma singela homenagem ao Aniversário de Teresina-Piauí no dia 16 de Agosto.


Dora Parentes e o escultor Mestre Expedito compartilham exposição As singularidades da arte piauiense em destaque no Museu do Piauí.

Dois ícones da cultura piauiense estarão juntos, no período de 19 de agosto a 19 de setembro: a artista plástica Dora Parentes e o escultor Mestre Expedito compartilham a exposição Diálogo, a ser aberta dia 19, às 19h, na Casa da Cultura de Teresina, localizada na Praça Saraiva.
Anjos e santos de Mestre Expedito ao lado de telas coloridas de Dora Parentes, que dividiu seus trabalhos em três denominações: Poesias de Cecília Meireles, Teresina e Instrumentos musicais – são soma de valores culturais incomparáveis, segundo os organizadores do evento, em decorrência da grande aceitação da obra de ambos, no Brasil e no exterior.
“Eu me sinto muito honrada participando de uma exposição ao lado de Mestre Expedito, por ser ele uma pessoa séria, com um trabalho louvável. Embora nossos trabalhos sejam diferentes um do outro, não deixa de existir  um traço harmonia: eu ocupando as paredes e ele com a terceira dimensão ocupando espaços. Além de sermos piauienses de estarmos homenageando Teresina pelos seus 161 anos de fundação”, destaca Dora Parentes.
Perguntada sobre o porquê dessa divisão nesse trabalho, ela explica: “Retratar Teresina, os seus belos monumentos,  me dá prazer pintá-la, prestar-lhe homenagens. De nossos belos monumentos, alguns já foram postos abaixo, portanto tenho receio dessa destruição crescente, daí deixar esse legado”, disse, lembrando que os instrumentos  musicais são para compensar por nunca ter aprendido a tocá-los.
“Já o tema enfocando Cecília Meireles vem da minha admiração por essa poetiza maravilhosa. Leio muito, mas não tanto como gostaria (rs). Eu me identifico muito com seus poemas. Ela fala muito em folhas secas e adoro pintá-las”, observa, argumentando que as folhas secas caem para dar lugar a outras e, ao mesmo tempo, adubam o solo para outras vidas.
Entre a Dora Parentes que pintava cavalos e mulheres esvoaçantes e a Dora atual, não há diferença, sustenta a artista: “Continuo  a mesma,  pintando uma simbologia de liberdade e tendo livre arbítrio para pintar o que quero e o que sinto”, diz, acrescentando que 13 telas estarão em exposição e que em seu horizonte a arte de pintar predomina sempre.
No período de 1970 a 2012 a artista  realizou 68 exposições individuais, com destaque para : Os 100 anos de J.K (Brasília, em 2002”, Exp.Eco 92 (Rio de Janeiro). Em 2005, expôs no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro e Salvador–BA. Já em 2006, esteve presente com um grande painel “Exaltação”, nas comemorações dos 154 anos de Teresina. Em 2010, como artista convidada expôs no Salão dos Grandes Mestres na 3ª Bienal Internacional Indígena e Ancestrais  (Quito, Equador”. Em 2010, Retrospectiva - na inauguração de seu atelier com 110 obras. Em 2012, através de carta aberta, foi convidada pelo Prêmio Nobel da Paz e embaixador Adolfo Perez a participar da Bienal Intercontinental Indígena Ancestrais em 2012.
Repórter: Marco Vilarinho 
Fonte:  Portal O Dia.

8 de agosto de 2013

As Sete Leis Espirituais da Ioga. Deepak Chopra.

Lei Espirituais:

Lei da Potencialidade  Pura/ Domingo
Lei do dar e receber/ Segunda-feira
Lei do Carma (ou de Causa e Efeito)/ Terça- feira
Lei do Mínimo Esforço/ Quarta-feira
Lei da intenção e do Desejo/ Quinta-feira
Lei do Desapego/Sexta-feira
Lei do Dharma (ou do Propósito na vida)/ Sábado. 

(...) Há anos, pessoas em todo o mundo começam o dia revendo uma das leis e a intenção de implementá-la no decorrer do dia. Sugerimos que você se concentre na primeira lei espiritual do sucesso aos domingos e, em cada dia subsequente, coloque a atenção na lei seguinte, terminando aos sábados, com a sétima lei. Dessa maneira, você começará a entrar em sintonia com os milhões de pessoas que colocam a atenção nas Sete Leis Espirituais do Sucesso. 


Por: Deepak Chopra- Livro: As Sete Leis Espirituais da Ioga.

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)